Hugo Soares é candidato a líder parlamentar do PSD

07.07.2017

|

Actualidade

O vice-presidente da bancada do PSD, Hugo Soares, confirmou esta sexta-feira que é candidato à liderança do grupo parlamentar social-democrata, na sequência de "inúmeras manifestações de apoio".

"Convocadas que estão as eleições para a direcção parlamentar do PSD para o próximo dia 19 de Julho, decidi liderar e apresentar uma lista candidata a essas eleições, na sequência das inúmeras manifestações de apoio que recebi de colegas deputados", informou o deputado, em comunicado de imprensa.

O nome de Hugo Soares já tinha surgido na imprensa após o anúncio de eleições antecipadas para a liderança social-democrata, mas só agora foi oficialmente confirmado pelo próprio.

Em comunicado, Hugo Soares promete ficar em silêncio até ao debate do Estado da Nação, que se realiza na próxima quarta-feira, e diz que apenas iniciará depois "as diligências necessárias" à concretização da candidatura.

De acordo com a agência Lusa, e ainda antes de anúncio público da sua candidatura, Hugo Soares já tinha enviado um mail aos deputados do PSD no qual explica que decidiu avançar depois de "uma reflexão pessoal", mas também em respostas a estímulos que diz ter recebido "de um conjunto muito alargado de colegas".

Nesse mail, o actual vice-presidente da bancada diz sentir-se preparado para continuar "uma oposição coerente, responsável e acutilante".

"Faço-o porque sinto ser meu dever tudo fazer para voltarmos a eleger o presidente do PSD como primeiro-ministro de Portugal", afirmou.

As eleições para a bancada realizam-se a 19 de julho e foram anunciadas na quinta-feira de manhã, na reunião do grupo, pelo líder parlamentar, Luís Montenegro, que já não se pode recandidatar por ter atingido o limite de mandatos previsto nos estatutos do PSD.

Hugo Soares avança num momento em que Luís Montenegro, que ocupa o cargo de líder parlamentar desde 2011, já não se pode candidatar.

Rádio Renascença