Será a sua cidade a Capital Verde da Europa em 2016?

21.06.2013

|

Ambiente

Iniciativa da Comissão Europeia

Em 2016, a sua cidade, pode ser uma capital verde.

As cidades com mais de 100 mil habitantes, por toda a Europa, podem canditar-se ao lugar de cidade mais verde do velho continente.

Trata-se de um prémio anual, atribuído pela Comissão Europeia, que procura descobrir quais as cidades mais respeitadoras do meio ambiente e os sítios mais atrativos e saudáveis para se visitiar, residir e trabalhar.

É já o sétimo ano em que a iniciativa decorre e o Comissário Europeu para o ambiente, Janez Potocnik, incentiva as cidades de menor dimensão a candidatarem-se. "As cidades devem aproveitar esta oportunidade para analisar e destacar os seus êxitos a nível ambiental e planear um futuro sustentável para os seus cidadãos.»

Para que a sua cidade seja uma capital verde, o júri terá em conta os transportes locais; as zonas verdes urbanas, a natureza e a biodiversidade; a qualidade do ar, da água e a gestão de resíduos; a eficiência energética e, em tempos de crise, será também valorizado o emprego sustentável.

Estocolmo, Hamburgo, Vitória-Gasteiz, Nantes, Copenhaga e Brístol foram as capitais já galardoadas com o prémio Capital Verde.

O concurso destina-se a todos os Estados-Membros da UE, inclusivé aos países em vias de adesão. O prazo de candidatura termina a 17 de outubro de 2013 e a cidade vencedora será conhecida em junho de 2014.

Saiba mais em: http://www.europeangreencapital.eu/.