Quem somos

02.09.2008

|

Perguntas e Respostas

Parlamento Global é um projecto que juntou, pela primeira vez, dois dos maiores grupos de Comunicação Social do país apostados em desenvolver e aprofundar os novos desafios que o fascinante mundo do digital e do multimédia oferece.

O projecto nasceu na SIC, em Julho de 2007, mas a feliz conjugação de vontades do grupo Impresa e do grupo Rádio Renascença permitiu avançar logo para uma parceria que levou ao lançamento de um portal, com identidade própria, no dia 25 de Abril de 2008.
 
A data escolhida – as comemorações da Revolução dos Cravos – foi a homenagem justa a  uma instituição tantas vezes mal amada,  e que, por isso mesmo, exige um novo olhar não esquecendo nunca que quanto mais soubermos, melhor decidimos.
 
A SIC, Expresso e Rádio Renascença têm uma longa tradição de cobertura parlamentar que quiseram aprofundar através do Parlamento Global. 

Para isso, criaram uma redacção multimédia, autónoma, que funciona, em permanência, na Assembleia da República.
 
O Parlamento Global quer abrir as portas da Assembleia da República ao país  desafiando deputados e cidadãos a dialogarem mais. 

Para isso criou uma ferramenta - o blogue Minuto a Minuto - que foi o primeiro fórum de democracia interativa no país
 
A nossa responsabilidade é estimular esse diálogo e criar uma nova relação com a realidade que está fora do Parlamento e longe de Lisboa. 
 
O projecto tem tido uma ambição -  transformar-se num autêntico portal da cidadania através de parcerias com instituições de prestígio e com universidades que abraçaram com entusiasmo as potencialidades que oferece o multimédia.
 
As parcerias permitem promover a cidadania em todas as suas vertentes e para todas as idades, incluindo, pela primeira vez, num sítio de informação nacional, conteúdos infantis e juvenis sobre as instituições democráticas do pais.
 
O projecto é, eminentemente, de serviço público! 

A sua vocação é produzir conteúdos que interessem aos cidadãos e que despertem a sua consciência cívica. 

Parte da Assembleia da República mas quer chegar mais longe e mais fundo

Contamos consigo!

Mais Perguntas e Respostas

O que é uma lei?

10.11.2008Perguntas e Respostas

Quem somos

02.09.2008Perguntas e Respostas

Como funciona o Parlamento?

22.04.2008Perguntas e Respostas